terça-feira, 17 de junho de 2008

EXERCÍCIO SWORDFISH 08

No âmbito da preparação das Forças Armadas para resposta a cenários de crise, vai decorrer entre 17 e 27 de Junho, na costa Oeste de Portugal Continental, um exercício com o nome de código “SWORDFISH 08”, que contará com a participação dos três ramos das Forças Armadas e de diversos meios de países da NATO, do Brasil e de Marrocos. O SWORDFISH é o maior exercício realizado pela Marinha Portuguesa, tem uma periodicidade bienal e desenvolve-se este ano em coordenação e articulação com o exercício NATO Loyal Mariner 2008, um exercício que se realiza no mesmo período a norte da Galiza.

O exercício pretende treinar os meios no mar e os Estados-maiores em terra, na condução das operações de vigilância e interdição marítima, operações anfíbias, projecção de equipas de operações especiais, assistência humanitária e operações integradas na luta global contra o terrorismo.

O SWORDFISH 08 irá envolver, entre outros meios, 14 navios de superfície (Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos); 1 Submarino; 10 diferentes tipos de aeronaves de Portugal, Espanha, Canada, NATO e Suécia, envolvendo mais de 1800 homens.

Este exercício, multinacional e conjunto, conduzido pelo Contra-almirante Pereira da Cunha (2º Comandante Naval), a partir do Centro de Operações da Marinha (COMAR), em Oeiras, compreende as seguintes fases:

Fase I (09 a 16 de Junho)Verificação ambiental e reunião das Unidades participantes – Consiste na verificação das condições ambientais das áreas de exercícios, reunião das unidades participantes, reuniões de planeamento e discussão de regras de empenhamento.

Fase II (17 a 21 de Junho):Treino de Proficiência de Combate – Pretende simular o trânsito das forças para o Teatro de Operações executando exercícios seriados de avançado grau de complexidade.Treino de Integração de Força – Destina-se a criar as condições de treino para que os meios multinacionais possam actuar como uma Força coesa e integrada.

Fase III (21 a 24 de Junho):Fase Táctica – Consistirá num período onde será jogado um cenário fictício, criando um crescente realismo ao exercício, incluindo a condução de operações de Interdição Marítima, culminando com o desembarque de uma força anfíbia.

Fase IV (24 a 27 de Junho):Interacção com o Exercício NATO Loyal Mariner 08; Será a última fase do exercício, que consistirá na interacção com as forças NATO participantes no exercício Loyal Mariner 08, tendo como base um cenário avançado de operações Marítimas, conduzido segundo um rigoroso perfil de Regras de Empenhamento.
Fonte: Marinha de Guerra Portuguesa

Sem comentários: