quinta-feira, 19 de junho de 2008

Apresentação pública da nova Unidade Especial de Operações Subaquáticas do GIPS

A Guarda Nacional Republicana realizou no dia 18, pelas 15:00 horas, no Centro Náutico da Aldeia do Mato – Barragem de Castelo do Bode, uma Cerimónia de apresentação pública da nova Unidade Especial de Operações Subaquáticas (UEOS) do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS).

A UEOS é uma especialidade do GIPS, com mergulhadores militares, e tem por missão efectuar buscas e resgates em meio aquático e de proceder à inspecção judiciária subaquática. Está capacitada, e equipada, para actuar em zonas subaquáticos (rios, barragens e mar), realizar inspecções judiciárias subaquáticas mantendo a preservação dos meios de prova e proceder à sua recolha, reflutuação de objectos, protecção e segurança subaquática.

A GNR detém assim, a primeira unidade de inspecção judiciária subaquática do país, a par das suas congéneres, o Grupo Especial de Actividades Subaquáticas (GEAS) da Guardia Civil de Espanha e a Subacquei da Arma dos Carabinieri de Itália.

Durante a Cerimónia, que foi presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel de Figueiredo Medeiros, os militares executaram uma demonstração de segurança em provas desportivas e simularam uma busca e resgate de um desaparecido. No local esteve, também, patente uma exposição de equipamentos.(Fonte:G.N.R)

Sem comentários: