sábado, 3 de maio de 2008

Força Aérea Russa recebe os novos bombardeiros Tu-160 Blackjack

O novo bombardeiro estratégico Tu-160 Blackjack ,oficialmente entrou ao serviço da Força Aérea Russa, durante uma cerimónia ralizada na fábrica de aviões da Tupolev em Kazan.
O bombardeiro supersónico Tu-160 de asas de geometria variável ,começou a ser fabricado desde 1984 ,sendo aprovado pela Força Aérea Russa em 1987. No entanto, após o colapso da União Soviética, só um avião foi contruído, tendo entrado em serviço em 2000. O novo bombardeiro tornou-se o 16 º avião do seu tipo, actualmente em serviço na Força Aérea Russa. O avião apresenta um novo conjunto de sistemas de controle de armas,e um melhoramento nos equipamentos de navegação e aviónica.

"Juntamente com os bombardeiros Tu-95 Bear , estes aviões vão nos ajudar a manter a paridade estratégica com os inimigos potenciais e irá reforçar a segurança nacional da Rússia",disse o Chefe do Estado Maior da Força Aérea Igor Khvorov .

O novo bombardeiro vai ser inserido na 121ª Esquadra de bombardeiros pesados,baseado na base aérea em Engels na região de Saratov.
De acordo com várias fontes, para além de bombardeiros Tu-160 Blackjack,a Força Aérea russa utiliza actualmente 141 bombardeiros Tu-22M3 e 40 Tu-95MS .

A fábrica em Kazan, tem a capacidade de fabricar um pequeno número de bombardeiros Tu-160 num futuro próximo, disse o presidente da Russia's Unified Aircraft Corporation (UABC).
"Em breve vamos concluir a construção de vários bombardeiros estratégicos de longo alcance e entregar a Força Aérea da Rússia", disse Alexei Fyodorov sem especificar o número de novas aeronaves.

"Quanto ao futuro avião, eles provavelmente terão um design especificações totalmente diferentes", disse Alexei Fyodorov, acrescentando que poderia levar vários anos para desenvolver um novo conceito de um futuro bombardeiro estratégico.
"Depois de terminar, e definir a técnica make-up do futuro avião, vamos começar a desenhar modelos protótipo do futuro bombardeiro estratégico,"disse Fyodorov .
O Tu-160 BlackJack é um bombardeiro supersónico, de geometria variável ,e concebido para atingir alvos estratégicos com armas nucleares e convencionais em teatros de operações de alcance continental .
A aeronave tem capacidade para operar em qualquer situação climatérica e pode operar em todas as latitudes geográficas.Os seus dois lançadores rotativos internos podem transportar 6 mísseis cruzeiro Raduga KH-55 ou 12 mísseis nucleares de curto alcanceRaduga KH-15 .
O avião tem uma forte semelhança com o B-1 Lancer , embora seja significativamente maior, e com muito maior alcance, com uma autonomia de 11000 milhas sem reabastecimento.
A Rússia tem planos para actualizar a frota existente e construir pelo menos 30 bombardeiros Tu-160,e assim aumentar o número de aviões disponíveis num futuro próximo. O Presidente russo Vladimir Putin anunciou em Agosto ultímo a retoma dos vôos estratégicos de patrulha , dizendo que apesar de o país ter suspendido os vôos de longa distância para regiões remotas estratégica, em 1992, outras nações tinham continuado a prática, e que estava a ser comprometida a segurança nacional da Rússia.

Apesar de ter sido uma prática comum durante a Guerra Fria para ambos os Estados Unidos e da União Soviética manteram permanentemente bombardeiros nucleares estratégicos ,o Kremlin tinha cancelado essas patrulhas de longo alcance, em 1992. A decisão surgiu como resultado do colapso da União Soviética, e o consequente caos económico e político.
No entanto, o recém-ressurgimento da Rússia, inundada de petrodólares, tem possibilitado investir novamente em tecnologia militar, e o reinício das patrulhas de longo alcance é largamente visto entre os comentadores políticos como mais um sinal que a Rússia quer voltar ase e afirmar tanto militarmente como também politicamente.


Fontes:Texto traduzido e adaptado de Defencetalk,fotos da autoria da Tupolev (29-04-2008)

Sem comentários: