quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dia da Unidade: Base Aérea nº 1

A Base Aérea de Sintra (BA1) está localizada na Granja do Marquês, próximo da serra de Sintra.

As origens da Base Aérea de Sintra remontam a 1914, após promulgação pelo Presidente da República Manuel de Arriaga, a 14 de Maio, da lei que cria a Escola Militar de Aviação, com base em estudos efectuados pelo Aero Club de Portugal.

Esta escola, inicialmente construída em 1915 em Vila Nova da Rainha, foi transferida para a Granja do Marquês em 05 de Fevereiro de 1920.

Posteriormente, em 1928, viu o seu nome alterado para Escola Militar de Aeronáutica, até à sua extinção em Outubro de 1939, altura em que passa a designar-se por Base Aérea nº1.

Foi portanto na Granja do Marquês que durante longos anos se formaram os pilotos e especialistas da Força Aérea, mantendo-se a BA1 vocacionada para a formação de pilotos até Junho de 1993, altura em que vê transferida para a Base Aérea de Beja (BA11) a Esquadra de Instrução 101 (Epsilon).

Esta esquadra foi criada em 1989, após a extinção da Esquadra 102 de Instrução Básica de Pilotagem (T-37), onde se formaram várias gerações de pilotos da Força Aérea e cuja patrulha acrobática "Asas de Portugal" tão condignamente a representou.

Além da instrução, a Fotografia Aérea é uma actividade com grandes tradições na BA1 e hoje em dia largamente incrementada, executando-se importantes trabalhos à escala nacional nas mais variadas áreas de actividade.

Na área da BA1 existe uma delegação do Museu do Ar, bem como as instalações da Academia da Força Aérea (AFA) e do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA).

Fonte:Força Aérea Portuguesa

Sem comentários: