sábado, 26 de abril de 2008

Saab Gripen Demonstrator (2008)

O Gripen Demonstrator é a resposta da Saab Internacional para manter competitivo o avião ao menos por mais duas décadas. Além de um marketing mais agressivo e uma prospecção de mercado bem mais abrangente, a SAAB trabalha na incorporação de uma série de novas tecnologias.

O dia não poderia ser mais bonito. Uma agradável manhã de primavera sueca, com um sol brilhante que alegrou mais ainda os suecos e os visitantes que escaparam do frio típico da região.

O mestre de cerimônias do roll-out foi o piloto de testes Magnus Lewis-Olsson, já é conhecido dos leitores de DEFESA@NET, pois deu com exclusividade um briefing para os nossos leitores sobre o Gripen C/D na LAAD 2005.

Após a apresentação do CEO da SAAB, Ake Svensson, houve a apresentação do Gripen Demonstrator NG. Uma descrição mais detalhada dos planos suecos para o Gripen assim como outros produtos como o actual estágio do desenvolvimento do radar Erieye (que equipa o R99A) será publicada em Defesanet nos próximos dias.

Presentes ao evento estavam o embaixador brasileiro em Estocolmo, Antonino Mena Gonçalves, e o Diretor Geral da Gripen para o Brasil, Bengt Janér. Dos clientes em potencial dos novos Gripen , marcaram presença os representantes de países nórdicos, em especial Noruega e Dinamarca. Também representantes de países da Ásia, como a Tailândia, onde a SAAB vendeu seis aviões Gripen C/D e ainda um sistema integrado de controle aéreo.

O evento foi comemorado por 1.600 empregados da SAAB envolvidos neste projeto na noite do roll-out. Outro ponto relevante foi o anúncio de que a francesa THALES é parceira no desenvolvimento do radar AESA para o Gripen Demonstrator. A Thales fornecerá a antena que foi desenvolvida para o Rafale. É uma das várias parcerias da SAAB com os franceses no momento, uma, inclusive com a própria DASSAULT, é o UCAVn EUROn.

Para a imprensa internacional foram realizadas várias palestras técnicas detalhando o Programa Gripen Demonstrator NG e em um segundo dia outros programas do Grupo SAAB, como as últimas atualizações do radar Erieye que equipa o R99A da FAB.

A SAAB através da divisão Aerostructures produz peças para os principais programas civis da Airbus (A380, A320, A340 e A400M) e Boeing (B787 entre outros). Como todas as empresas européias, tem sido afetada pesadamente pela queda do dólar frente ao Euro.

Duas importantes propostas serão entregues nesta segunda-feira à Índia e Noruega. A primeira tem o Gripen C/D como base e a segunda, o da Nova Geração. Acredita-se que algumas das características do NG serão oferecidas na proposta indiana.

Fonte:Defesa Net

Sem comentários: