sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ministro assiste a sessão de fogo real para assinalar "prontidão e profissionalismo"

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, quis hoje assinalar, com a sua presença no culminar dos exercícios "Rosa Brava e Eficácia 08", a "prontidão e profissionalismo" das Forças Armadas Portuguesas.

Severiano Teixeira, acompanhado do chefe do Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, e de elementos da Comissão Parlamentar de Defesa, entre os quais o seu presidente, Miranda Calha, assistiu hoje a um exercício táctico com fogos reais, no Campo Militar de Santa Margarida (Constância).

Com a participação de 1.700 militares e 350 viaturas do Exército, envolvendo os outros ramos das Forças Armadas (Marinha e Força Aérea), os exercícios, iniciados quinta-feira última, inserem-se no treino das várias unidades e na avaliação e certificação do Agrupamento Mecanizado que integrará a Nato Response Force 12 (NRF-12) a partir de 2009.

O ministro realçou a importância deste tipo de exercícios para a preparação e a presença portuguesa nos compromissos internacionais.

Severiano Teixeira garantiu que o processo de aquisição dos carros de combate Leopard II para a Brigada Mecanizada "está a correr bem, dentro dos prazos".

No aniversário da Brigada Mecanizada, no passado dia 04, Pinto Ramalho anunciou que esta unidade vai receber, a partir de Setembro, 37 carros de combate Leopard II, o que vai representar "um importante salto tecnológico e qualitativo" na sua operacionalidade.

Na sessão de fogo real que hoje culminou os exercícios de treino foi simulada uma situação de tentativa de contenção do avanço das forças inimigas, que envolveu diversas unidades do Exército (incluindo dos Açores e da Madeira), três da Força Aérea e uma da Marinha.

A Brigada Mecanizada, designação adoptada em 2006, tem a sua origem na Divisão Nun'Alvares (terceira divisão de Infantaria), criada em 1953 pelo Exército para responder aos compromissos assumidos por Portugal como membro da OTAN.

Fonte : Visão

Sem comentários: